home autoras personagen histórias ID

Parte 1 - Nojinho de fanfic criminal?

Postagem feita no projeto Colonia de férias do ID pela equipe Team Baile das WINX

Resultado de imagem para 50 tons de cinza gif

________

______________________
Nojinho de fanfic criminal?
___________PARTE 1__________


Foi isso  mesmo que vocês leram, meus pupilos, hoje vamos falar sobre fanfic criminal. Essa temática será abordada  em duas partes.
Então confere aí o que vamos falar nessa primeira parte.


Resumão

— O que é uma fanfic criminal?


— Pessoas que não gostam de fanfic criminal


— Clichês

— Os maiores erros

— Busca exagerada pela perfeição e erro na certa

— Banalização de crimes hediondos



O que seria uma fanfic criminal? 

Resultado de imagem para criminal gif tumblr



  Fanfic criminal é toda história criada por fã na qual roda em torno de uma temática em que os personagens vivem a margem da lei. Ou seja, contrabandeiam, roubam, matam, traficam, essas coisas. Nada que vocês não saibam, aliais, o nome já é bem sugestivo né. Mas o eixo principal não é esse, vamos entender um pouco dos erros que os autores mais comentem  nessa temática e porque muitas pessoas não gostam de histórias desse tipo. 

  Aqui vamos jogar limpo, vou trazer experiências que tive através de leituras que eu fiz de fanfics assim e da minha própria escrita, porque eu tenho fanfic criminal e já cometi alguns desses erros. Vamos expor nossos erros também, porque não adianta nada falar do coleguinha se você também tem teto de vidro kkk


  Então, convido a vocês para um LET TALK ABOUT essas merdas que cometamos. Kkk
Vamos que vamos. 

Resultado de imagem para linhas png

Pessoas que não gostam de Fanfics criminal

Resultado de imagem para cara de nojo gif



  Vocês já passaram pela seguinte situação: Você indica uma fanfic para o seu amigo e ele vira para você e diz: “Não leio fanfic criminal”. Ai você pergunta o porquê e ele te responde “ é sempre tudo a mesma coisas. Chega a ser sem graça.” Bom, se vocês não passaram por isso dê graças a Deus, porque a maioria dos meus colegas não curtem fanfic desse tipo.


  Depois de ouvi tanto isso eu me pergunto: Por que eles não gostam?  Eu revi  minha mente e encontrei uma possível resposta.


Nas maioria  das fanfics criminais tem:

Os pais da principal é assassinado ou coisa do tipo;

Ela é vendida;

O cara bate nela, a trai, maltrata e ela sempre volta que nem cachorrinho;

O cara fuma  maconha e cheira cocaína 24 h por dia e continua lucido;

Ele mata em público e nada acontece;

Na maioria das vezes a principal é menor de idade;

Sempre tem a ex do cara;

Tudo acontece com a garota;

O cara faz uma chacina e é como se ele não tivesse feito nada;

  •  

Resultado de imagem para cara de nojo gif


  Isso é uma das coisas, porque se for olhar tem muito mais. Fora a raiva que dá de algumas coisas que a garota passa que a vontade de invadir a tela e dá na cara dela é muita, porque PQP não é possível. Depois de puxar tudo isso na minha memória eu saquei, é lógico que eles não vão querer ler, é sempre a mesma coisa só que contada por pessoas diferentes.

  Agora uma coisa fica na cabeça. Se é tudo a mesma coisa e o povo viaja na maionese, FANFIC CRIMINAL É UMA BOSTA? Não. Não é uma bosta, é uma temática boa de escrever, o povo só precisa parar de viajar na maionese e por mais o pé no chão.


  E é nesse ponto que eu quero chegar. A partir daqui vamos detalhar cada clichê, cada erro que cometem nessa temática, para só assim saber aonde concertar. Aliais, se você não identifica e entende  o erro, como você vai concerta-lo? ESSA É MINHA MISSÃO DE HOJE. 

Resultado de imagem para linhas png



Os pais da principal


  Vem cá, chega aqui pertinho de mim. Olha bem para a tela do computador, celular, que car@3#4 vocês estiver na mão lendo isso. Eu aposto um tapa na sua cara que você já leu ou já ouviu falar de uma história criminal que os pais da garota morrer, a vendem ou faz algum car@#$ com ela. To certa? KKK FOI O QUE EU PENSEI.

  POXA GENTE. VAMOS PARAR NÉ? O que vocês tem contra os país? O que eu tenho contra? ( porque na minha fic também teve isso — tá vendo, teto de vidro kkk) Vou falar da minha experiência, quando eu escrevi uma fanfic criminal eu resolvi matar os pais da principal porque era mais fácil e todo mundo tava matando, aí eu pensei, vou fazer também. SÓ QUE EU PERCEBI QUE ISSO É UMA PORRA.

  Cara, vamos pensar. Nossos pais ou responsáveis, são quem nos educam, certo? Eles que nos põe rédia, se for menor de idade, aí que coloca mesmo. Agora, se tu mata os pais ou responsáveis, você mata parte da história da personagem. Por quê? Porque, po@3,ela fica a mercê do cara e isso cai em um clichê.

  Vê se vocês concordam comigo. Se tiver os pais da garota e ela esta se envolvendo com um cara errado, a trama não fica muito mais interessante e perigosa? É LÓGICO QUE FICA. Tudo fica ainda mais perigoso, o romance fica mais intenso.

  Aí você pergunta: Mas He, ele é um mafioso indiferente, ele não vai ficar atrás dela e ficar temendo aos pais. E quem disse que ele precisa temer? Lógico que não amores, essa bomba fica nas mãos da garota. Dependendo do enredo ela pega essa batata com as mãos, esse será um dos conflitos dela.

  Mas He, e se ela for órfã? Aí meu filho, antes de começar esse enredo tu descreve isso, ou dá um jeito de explicar a existência dessa garota, porque ela não é filha de chocadeira. Me poupe, se poupe e nos poupe.


Resultado de imagem para me poupe gif


  Agora como bônus eu vou perguntar uma coisa a  vocês: Por que matam os pais dela, mas os dele ainda continuam vivos e vivendo em paz e tranquilidade? Amore, vamos pela lógica, os pais de um mafioso, gangster, traficante ou o que seja, eles estão mais propensos a morrerem do que os pais de uma simples garotinha. Sejamos sensatos.



Resultado de imagem para linhas png

Criminoso sem passado

  Outro erro comum. Sinceramente eu não sei o que vocês, eu e a porra de praticamente todas as autoras essa temática tem na cabeça. Sério, eu não sei. A pessoa planeja tudo, menos o passado do criminoso.

  Me responde uma coisa: Como ele conseguiu essa fortuna, poder e respeito todo? É de família? Ele construiu? Ele é pau mandado de alguém? Da onde ele veio?

  Conseguiu responder? Não né. Eu sei, eu também não pensei nisso quando estava escrevendo uma FUCK fic criminal. Mas Car/@@#$ ISSO É IMPORTANTE! Vamos pensar:> Ele vive as margens da lei, certo? Ninguém nasce sabendo traficar e matar, certo? Então porque não explica isso? Hm? Porque não explica porque cargas d’água ele entrou nessa vida, por que ele não estudou, fez essas coisas.,.. CARA, ISSO É MEGA IMPORTANTE.

Resultado de imagem para me poupe gif

  Aí você vem falando: Mas He, o foco da fanfic não é esse, e sim o romance entre os dois. Ok? BELEZAAAA, mas isso não descarta a opção ”passado do carinha”. Ele tem que ter, não tem jeito, pode não ser o foco, mas tem que haver algo.


 Resultado de imagem para linhas png


Perfil da principal


  Mana, chega aqui pertinho de mim, chega mais, senta aqui, vamos tomar um drink e falar das viajadas que esse povo da quando se fala do perfil da principal.


 Resultado de imagem para tomando drink gif


  Que a principal nessa temática é, na maioria das vezes, menor de idade, não é novidade para ninguém. Mas vem cá, tem uma grande diferença para uma menor de idade de 16 ou 17 anos, para um menor de idade com 14 anos, tá bom.

  É fato que atualmente as meninas dessa idade já se portam, vestem e fazem coisas de uma pessoa maior de idade, mas isso é aqui no Brasil. As Norte americanas também não fazem isso? Ah, para né. Cara, se faz ou não, eu não sei, sou brazuca , mas tenho certeza que se fazem não é da forma explicita como é no Brasil.

  Vamos pegar como exemplos dos filmes americanos. Geralmente as garotas perdem o BV mais tarde do que as daqui. Além do mais o biótipo de uma estadunidense não é igual de uma brasileira, então para né. 

  Mas o que não podemos negar é que aos 16 anos as garotas de lá já parecem mulheres de 20, olhemos as modelos. Mas isso é outra coisa. Você ta falando de uma garotinha simples, não uma top model, uma Jenner ou sei lá. Vamos ser sensatos amigos. 

Resultado de imagem para me poupe gif



  Agora vamos para o universo das fanfics. Tem autora que joga uma garota de 14 ou 15 anos, numa temática dessa. Só nisso já é uma viajada imensa. A descreve com um corpo da Megan Fox, isso quando não botam a Megan Fox pra representa-la (outro absurdo), ela é virgem e depois da primeira vez vira a rainha do sexo. Isso quando já não a jogam como a rainha do sexo logo de cara. Mana, você viajou bastante nessa. 

Resultado de imagem para me poupe gif

  Para completar a viagem, o chefão da porra toda tem uma obsessão por ela, disputa ela com um outro e de quebra a garotas  vira a deusa do mundo e idola do sexo. Vamos lá, vamos por parte nessa po@##$.


  Primeiro, um chefe de uma máfia, se prendeu a uma bu@#$D de uma garotinha de 14/15 anos e de quebra ele declara que ela foi o melhor sexo da vida dele. Querida, ou ele não transou com muitas mulheres, ou ele é um pedófilo. Essas são as respostas para esse evento. Para não falar que eu sou muito negativa, podemos dizer que a garota exala uma essência de cadela no cio que atrai os homens... tá bom pra vocês? 


Imagem relacionada



  Segundo, essa personagem só faz sexo e come? Kkk Vamos confessar uma coisa, na maioria das fanfics assim a garota só faz sexo ( ela meio que vira um objeto sexual do cara) e de quebra come igual uma porca. To certa ou to errada? 


Resultado de imagem para sinhozinho malta gif


  E para fechar o pacote ela continua magra e não engravida. Esse é o típico de todas as fanfics criminais. E se ela engravida é sempre no pior momento de todos. Eu até entendo que em alguns enredos é quase inviável a garota fazer algo, como se ela tiver sido sequestrada, mas ficar só comendo, fodendo e dormindo não dá. Cara, ninguém gosta de personagem pacifica assim, tira todo o gás da história.  


Resultado de imagem para linhas png


A vida do criminoso


  Gente, eu acho que não é mais novidade para ninguém que viver a margem da lei não é fácil, é uma vida escondida, temendo a tudo e todos, um futuro incerto, ter as pessoas que você ama correndo risco de vida, e por aí vai. O que eu não entendo é porque quando passa para fanfic tudo vira um mar de rosas, como se vida criminal fosse a coisa mais fácil do mundo.  
Velho, não é não, tá?

  Como eu já disse, é uma vida de incerteza, instável, então como é que o carinha vai dá rolezinho no shopping com a garota? Isso é possível? 



Resultado de imagem para pessoa negando gif


  Bom, vamos por parte. Se ele tiver uma vida dupla, por exemplo, ser uma pessoa influente no mundo formal, ele até pode se dá o luxo de sair assim, como se não devesse a ninguém, mas caso contrário, não. NÃO MESMO. Ainda mais se ele for o cabeça de tudo, aí que não vai dar as caras mesmo.

  Outra coisa, a segurança em torno dele, isso também é bem importante. Quanto mais alto é o escalão do crime, mais inimigos a pessoa vai ter e mais procurado ele será, certo? Certo. Então a segurança dele refletirá o mesmo, se ele for muito influente no mundo do crime a segurança em torno dele será muito forte. Então prestem atenção nisso.

  Uma coisa que eu tenho percebido bastante nas fanfics dessa temática é a queda de personalidade do criminoso assim que começa a se envolver com a garota. Como assim? Vou explicar. A autora desenha um perfil para o carinha (rude, bad boy, indiferente, frio, calculista...) mas quando ele se envolve com a menina, pouco tempo depois ele desmunheca kkk essa pose de indiferente cai, ele vira capacho e adeus a personalidade do personagem.

  A mesma coisa acontece com a garota, as vezes ela é indiferente, mas aí ela amolece rapidamente quando começa a se relacionar com o bad boy. Isso caga qualquer enredo. 

 Resultado de imagem para pessoa negando gif


  Por isso eu recomendo que tomem cuidado com certas coisas. A personalidade de um personagem é muito importante para a história, então se deixa-la cair, para recupera-la no meio do enredo vai ficar difícil. Eu falo isso por que eu já cometi esse enredo e eu me crucifico por isso. É muito ruim.

Resultado de imagem para linhas png

Garota cagada de urubu


  Gente, é sério. Kkkk Tive até que utilizar o bordão da minha mãe kkk. Em todos os enredos de fanfic criminal a garota sofre, sem exceção. Po!@# ela é cagada de urubu, porque TUDO acontece com ela. Sinceramente, algumas personagens precisam de banho se sal grosso, porque pela quantidade de coisa ruim que vem pra cima dela é demais.
   
  A GAROTA É: sequestrada, estuprada, apanha igual mulher de bandido (ops, ela é mulher de um kk mas ok), é traída, os pais morrem, vive um amor não correspondido, engravida na pior hora e assim por diante.
 Resultado de imagem para pessoa negando gif


  Gente, tá ok que ela não pode ficar ilesa no enredo todo, ainda mais que ela será um alvo para os inimigos dele, mas vamos lá, pegar leve também rola, né? Escolhe uma ou duas coisas para acontecer com ela ao longo do enredo todo. Porque putz... ela mal se recupera de um trauma entra em outro. Sinceramente eu não sei como a saúde mental dela fica intacta com tanta merda acontecendo.


Resultado de imagem para linhas png




 Busca exagerada pela perfeição e erro na certa



  Vocês sabiam que perfeição demais também prejudica o enredo? Não sabia? Ficou confuso? Então vou te explicar.

  Isso acontece em toda temática, mas vamos focar só na criminal. Na tentativa de expurgar o clichê de seu enredo, ou concertar os erros comuns nas fanfics o autor sai em busca de informações sobre o assunto, pesquisa sobre lugares, criminosos importantes, nome de carros, armas, enfim, essas coisas. Isso é ruim? Não, buscar conhecimento nunca é ruim, mas isso se torna um erro quando você não filtra as informações que você conseguiu antes de aplicar na fanfic. 

Resultado de imagem para pessoa negando gif


  Eu já cometi esse erro, busquei informações igual louca, nome de armas, locais, detalhar mais, isso seria ótimo, se eu tivesse filtrado antes de aplicar no meu enredo. Eu simplesmente joguei sem filtrar e isso prejudica. Você aprender coisa nova com fanfics é bom, logico que é, mas temos que lembrar que a fanfiction é  apartada do mundo real, então algumas coisas temos que filtrar.

Imagem relacionada


  Ué, He? Não foi você mesmo que meteu o pau nas viajadas do povo lá em cima? Então porque agora você ta falando que tem que distanciar da realidade?

  Perai, perai suquinho, uma coisa é floriar, outra coisa é você viajar na maionese e deixar o enredo totalmente sem nexo. Isso tem muita diferença, tá?

Imagem relacionada




  Voltando. Não sei se vocês já leram, mas tem fanfiction que parece o Wikipédia. KKK sem K.O, a pessoa detalha tanto, se aprofunda tanto em um assunto que esquece que aquilo é uma história, que tem que soltar a imaginação. Por isso eu digo, busque por informações sim, mas saiba escolher o que serve e o que não serve para seu enredo. Já ouviram aquela frase “tudo me é lícito mas nem tudo me convém”? Então, você pode pesquisar tudo, mas não quer dizer que você porá tudo. 


Resultado de imagem para linhas png

Banalização de crimes hediondos


  Para finalizar essa postagem vamos ao nosso último item dessa nossa discussão. Vamos abordar o tema mais polemico  desse post e que ocorre com frequência nas fanfics criminais.

  Primeiro vamos entender o que é um crime hediondo. Da forma mais simplificada e genérica possível, crimes hediondos são crimes de extrema gravidade, aqueles o sujeito que os comete recebe uma punição mais severa. Alguns dos crimes hediondos são: estupro, trafico de pessoas, lesão corporal de natureza gravíssima, alguns tipos de homicídio, e por aí vai. 

  Gente, não vou por na cruz quem aborda esses temas no seu enredo. Dependendo da estrutura é quase impossível não abordar, mas vamos combinar uma coisa? Evite ao máximo, é sério. EVITE. Tem autoras que descrevem tão bem algumas cenas envolvendo esses crimes que chega a da medo, parece que é um serial killer que está escrevendo. A banalização com  o trafico de pessoas e órgãos, a maneira que tratam a venda de mulheres, gente, tem autora que chega a por no mesmo patamar de um roupa de loja, da forma tão banal que aborda o assunto.

Resultado de imagem para pessoa negando gif

  Eu lembro que na época que eu comecei a escrever fanfic (minha primeira foi criminal) eu abordei alguns temas desses, mas eu era muito jovem, não sabia escrever direito, era super influenciada pelas outras fanfics que eu lia, então eu achava que era padrão colocar esse tipo de coisa — mesmo assim eu não banalizei. — mas só depois que eu cresci que eu entendi a gravidade do que eu escrevia e que isso não era legal.

  O que falta é um pouco de sensibilidade, humanização, isso que está faltando. Cara, tem garotas de 14 anos lendo e escrevendo esse tipo de coisa. Ela pode ser mostrar o mais madura que for, mas ela ainda está em processo de formação de identidade, assim como todas nós. Eu já sou maior de idade e ainda to nesse processo. Imagina quem é menor? Então, vamos combinar uma coisa? Vamos ser mais sensíveis ao abordar determinados assuntos? Vamos deixar de lado descrever com detalhes? Vamos usar a forma alusiva? Ok? Ok!


Resultado de imagem para linhas png


Então foi isso meus pupilos, espero que tenham gostado dessa post, expus bastante coisa nele e lembrem-se, não pararemos por aí, como eu disse lá em cima, eu identificamos os erros e os entendemos, agora vamos buscar maneiras de concerta-los. Se bem que eu já expus bastante soluções nesse post, mas vamos ajudar mais. kkkk



A parte dois dessa postagem será dando dicas de como estruturar uma fanfic criminal. É como  diz o ditado: Aprenda com meus erros e aperfeiçoe meus acertos. KKK



Ah, já ia me esquecendo. Teve uma mana que pediu para eu fazer uma postagem sobre narração em terceira pessoa, eu não esqueci não tá, mana? Kkk Eu vou fazer, ainda essa semana e posto. Mas vai ser depois da parte dois.


Outra coisa, não sei se vocês notaram, mas no primeiro get, onde tem link das divisões das equipes e tals, tem um formulários para vocês expor suas duvidas, ele vale para expor sugestões também, ok? Mandem lá, que faremos.

Resultado de imagem para pessoa negando gif


Não esqueçam de deixar o comentário de vocês, isso é very importante para mim e minha equipe, responderei todos e é isso ai. Bjs e até a próxima.

Nenhum comentário :

Postar um comentário