Image Map

Dica de escrita: Evitando erro nos diálogos

em domingo, 27 de janeiro de 2019 |

Estava no meu mundinho de escritas quando de repente algo chama minha atenção e eu curiosa como sou, abri o artigo e não perdi tempo em começar a ler.
Como beta reader a cada dia eu aprendo sobre algo novo e isso é ótimo, pois conhecimento nunca é demais. Quando comecei a ler fiquei chocada porque eu realmente não fazia ideia sobre aquilo, possa ser que você já saiba sobre isso e esteja revirando os olhos nesse instante ao ler esse post, mas enfim.
Estou fazendo esse post porque realmente fiquei interessada pelo assunto e talvez tenha mais gente que não sabe soube ou talvez eu sou a desatualizada e sou a única a não saber sobre.


✧ Esse primeiro ponto aqui quase todo mundo sabe, porém, não são todos que usam. O travessão. Já perdi as contas de quantas histórias eu já li que as escritoras usam o hífen no lugar do travessão, entendam de uma vez por todas que existe uma diferente entre um e o outro.

● O hífen é usado em três situações diferentes:
1) Para indicar que dois vocábulos formam um outro composto (couve-flor);
2) Para ligar o pronome enclítico ao seu verbo (vê-la);
3) Para separar as sílabas em um eventual ato de passar de uma linha para outra.
Esses três pontos indicam que o hífen não é considerado um sinal de pontuação, está mais para um simples sinal ortográfico. Por isso que o certo para indicar o diálogo é o uso do travessão.

✧ Agora entra a parte que eu não tinha conhecimento: a pontuação no diálogo!
Possa ter algumas chances de você não ter entendido e estar agora se perguntando sobre o que estou falando, vou explicar. O fator principal a ser observado é o verbo, então iremos ficar de olho neles.

● O verbo principal refere-se diretamente ao ato da fala?

↬ Não (O certo é utilizar ponto final antes do segundo travessão e letra maiúscula após)
— Eu não vou me afastar de você, nunca mais. — Depositei um beijo na sua cabeça por cima da sua cabeleira castanha.

↬ Sim (Não se utiliza ponto final antes do segundo travessão e usa a letra minúscula depois dele)
— Matteo, não me deixe sozinha nunca mais — pronunciou em um tom de voz baixo e desesperado.

↬ Para pontuações especiais como: exclamação, reticências e interrogação — deve manter o símbolo e seguir a regra quanto a letra maiúscula ou minúscula!
— Matteo não me solta, por favor, não me solta! — falou desesperada e passou os braços por minha cintura, abraçando-me mais fortemente.

Foi isso meus amores, espero que tenham gostado desse post e comentem caso vocês também não conhecessem sobre esse fato, caso vocês já soubessem comentem também aajak.

XoXo


Nenhum comentário:

Postar um comentário