Image Map

Beta Readers, necessidade ou frescura?

em terça-feira, 27 de abril de 2021 |





 Hey, hey, anjos! Como estão? Espero que bem.

Prazer, eu sou a Emmy e este é o meu primeiro post aqui no blog (ansiosa? Imagina). Bom, eu sou beta reader e achei que seria muito bom se a minha primeira postagem fosse eu vendendo o meu peixe e puxando sardinha pro lado da minha galera, então aqui estamos. 

⊱ ────── {.⋅ ♫ ⋅.} ───── ⊰

Sumário

O que é um beta reader?

Como um beta reader ajuda um ficwriter?

Onde encontrar um beta reader?

Beta reader é frescura ou necessidade?

➳♥

O que é?

De uma forma simples e resumida, um beta reader é uma pessoa que lê a sua história com um olhar mais crítico antes da história chegar para os leitores. É como se fosse os editores para fanfics. “Como assim?”, você me pergunta, calma, pequeno gafanhoto, eu te explico. Se você não sabe, antes de qualquer escritor publicar uma obra por uma editora, o manuscrito passa pelas mãos de um editor. E o que essa pessoa faz com esse manuscrito? Vê e analisa tudo antes do livro chegar na sua etapa final, então erros de gramática e ortografia, pontas soltas no enredo, tudo isso deve ser apontado pelo editor. Resumidamente, o beta reader faz a mesma coisa no mundo das fanfics.

➳♥

Como um beta reader ajuda um ficwriter?

Nós ajudamos de diversas formas, isso depende do que você autoriza que o beta mude em sua história, os mais comuns são:


Correção ortográfica

    Esse é óbvio, né, minha gente? Falando como escritora e beta reader, posso garantir para vocês que sempre passa alguma coisa, não importa quantas vezes você revise, sempre vai ter alguma coisa que você não viu e isso não é um problema se você tiver um beta reader, já que apontar esses erros é exatamente a nossa função principal. Além disso, cada escritor tem seus próprios vícios de escrita que a gente nem sabe que é um erro, digo isso por experiência própria. Quando eu mandei o prólogo da minha fanfic para a betagem, a beta reader responsável corrigiu um vício meu que eu, mesmo também sendo beta reader, sempre deixei passar. Por isso é sempre bom ter uma segunda opinião.


Furos no enredo e pontas soltas

    Quem nunca, não é mesmo? Já aconteceu, por exemplo, de uma escritora que eu betava escrever que o personagem tinha cabelo azul no começo do capítulo e no final descrever o mesmo personagem com cabelo preto, se ela não tivesse passado esse capítulo por uma beta reader (eu, no caso), o capítulo seria postado assim mesmo e os leitores ficariam confusos. E não é só esse tipo de furo que a gente acaba deixando passar, às vezes uma informação que foi passada no começo da história fica completamente esquecida no final, fazendo o autor se contradizer. Por isso, aqui vai uma dica para quem quer mandar sua longfic para uma betagem, tentem conseguir um beta reader fixo para a sua história. Por quê? Simples, se cada capítulo for para um beta diferente, nenhum deles vai estar familiarizado com a história e menos ainda com os personagens, e aí ele não vai ser capaz de perceber se houver algum furo na história.


Ter uma segunda opinião

    Pode não parecer, mas uma segunda opinião faz uma diferença tremenda. Quando eu mando meus capítulos para a betagem e ele volta com a opinião do beta, isso me dá uma confiança enorme para postar, sem contar que, para o próprio beta reader, é incrível acompanhar a evolução de seus escritores, principalmente aqueles que são fixos. Além, é claro, de você conseguir um feedback antes de postar o capítulo realmente.

➳♥

Onde encontrar um beta reader?

    Opa, ficou interessado depois desse post? Pois eu te ajudo a encontrar um beta reader. Nós estamos em muitos lugares, para aqueles que postam no spirit, temos lá uma aba no site que pode te ajudar a achar alguém para te dar uma mão, mas, para mim, o melhor lugar são os projetos feitos especificamente para ajudar ficwriters. Eu, provavelmente, vou fazer um post sobre isso no futuro, mas são projetos que contam com capistas, beta readers e até trailer makers. Nesses projetos, normalmente, há vários beta readers dispostos a ajudar, então é só se jogar.  


“Emmy, eu achei um beta reader para me ajudar, e agora?”

    Agora você vai de mente aberta e aproveita, beta readers estão aqui unicamente para te ajudar a colocar sua fanfic no mundo, então use as coisas que ouvir para crescer e melhorar a sua escrita (lembrando que ninguém é dono da verdade, não precisa acatar tudo que essa pessoa te disser, apenas o que você acha que é condizente com você). 

➳♥

No final, beta reader é uma necessidade ou frescura?

    Olha, não sei vocês, mas para mim enquanto escritora, os beta readers são uma mão na roda antes de postar para tornar minha história cada vez melhor. É uma necessidade? Não. Uma obrigação? Não. Mas com certeza vai te ajudar a evoluir mais rápido na sua escrita e a visualizar melhor como e quanto você evoluiu. Então, não, não é uma necessidade, mas, com certeza, também não é uma frescura.

 

⊱ ────── {.⋅ ♫ ⋅.} ───── ⊰

Finalizamos por aqui o meu primeiro post (fogos de artifício). O que acharam? Me deem o feedback de vocês porque é muito importante, então comentem, vou responder todo mundo. Gostariam de mais posts sobre o universo das betagens? Me avisem, vou amar escrever sobre.

Bye, até a próxima.

(っ◔◡◔)っ ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário