Um dos erros mais recorrentes entre escritores de fanfic é no uso dos porquês, muitos realmente não conseguem diferenciar e outros nem ligam de saber como funciona e dizem que essa regra é desnecessário e usam o “porque” (junto e sem acento), para todas as situações. Por esse motivo resolvi fazer esse post explicando de uma forma clara e de fácil entendimento em qual situação usar cada um deles.
⁕ Porque (junto e sem acento):
É usado para responder ou explicar algo, bem simples. Continua em dúvidas se é o certo a ser usado? Uma técnica ótima para você sanar suas dúvidas de uma vez é substituir o porque por uma outra palavra (um sinônimo), caso não perca o sentido original da frase, é esse mesmo que você deverá usar.
Não sabe por quais outras palavras se pode substituir? Vamos ver isso direitinho então, são elas: pois, visto que, uma vez que, por causa de que, dado que…
● Exemplos:
Chorei baixinho porque não queria acordar ninguém. (Chorei baixinho pois não queria acordar ninguém.)
Fiquei feliz porque arrumei um bom emprego. (Fiquei feliz dado que arrumei um bom emprego.)
Não foi a escola porque chovia bastante. (Não foi a escola uma vez que chovia bastante.)
⁕ Por que (separado e sem acento):
Na maior parte das vezes é utilizado para introduzir uma pergunta ao texto (interrogativo), se engana quem acha que é apenas usado para fazer perguntas, em alguns contextos pode ser utilizado para o estabelecimento de uma relação com o termo anterior da frase (relativo). Agora você deve tá confuso e sem saber exatamente em qual situação usar, não se preocupe, vamos fazer da mesma forma de antes, pegamos um sinônimo e observamos se a oração permanece com o mesmo sentido inicial. Vamos por parte:
Por que interrogativo pode ser substituído por: por que motivo, por qual motivo, por que razão, por qual razão…
● Exemplos:
Por que você não apareceu na festa ontem? (Por qual motivo você não apareceu na festa ontem?)
Por que você não me conta a verdade? (Por qual razão você não me conta a verdade?)
Por que relativo pode ser substituído por: por qual, por quais, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais…
● Exemplos:
Não achei o caminho por que passei. (Não achei o caminho pelo qual passei.)
As razões por que não contei são pessoais. (As razões por quais eu não contei são pessoais.)
⁕ Por quê (separado e com acento):
Esse aqui é o mais fácil de entender, usado em frases interrogativas, porém, apenas no final de frases, seguido de um ponto de interrogação ou um ponto final. Vamos seguir a mesma linha de raciocínio das outras duas explicações e vamos substituir o por quê por algum sinônimo e ver se dá certo. Pode ser substituído pelas seguintes palavras: por qual motivo, por qual razão.
● Exemplos:
O menino não foi para a escola e não disse o por quê. (O menino não foi para a escola e não disse por qual motivo.)
Não foi para a aula de natação hoje? Por quê? (Não foi para a aula de natação hoje? Por qual razão?)
⁕ Porquê (junto e com acento):
Ele é utilizado para explicar o motivo, a causa ou a razão de alguma coisa. Na grande parte das vezes aparece junto de um artigo definido (o, os) ou de um artigo indefinido (um, uns), também é comum aparecer ao lado de um artigo ou numeral. Vamos ver alguns sinônimos que podemos substituir e ter a certeza de que estamos usando o porquê certo: o motivo, a causa, a razão.
● Exemplos:
Só quero saber o porquê de tudo isso. (Só quero saber o motivo de tudo isso.)
Diga-me os porquês de ter tomado essa decisão. (Diga-me as razões de ter tomado essa decisão.)
Tenho certeza que agora vocês vão levar de letra e não terão mais dúvidas sobre as situações que cada porquê deve ser utilizado. Espero que tenham gostado das dicas e que de alguma forma eu tenha ajudado.
Até a próxima!
XoXo
Nenhum comentário:
Postar um comentário