Image Map

Dica de escrita: Palavras Homônimas

em domingo, 27 de janeiro de 2019 |






O que são palavras homônimas?
São aquelas palavras que são pronunciadas da mesma forma, porém, que possuem significados distintos. Ficou confuso? Tentarei deixar tudo o mais claro possível.
Em primeiro lugar temos que saber que existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos.

 Homônimos Perfeitos:
Chamamos de homônimos perfeitos as palavras que possuem a mesma grafia e o mesmo som, porém, que indicam significados distintos. Vamos ver alguns exemplos:

           ● Exemplos:

Caminho
Alguém sabe qual o caminho para chegar mais rápido ao clube? (substantivo)
Eu caminho todo dia de manhã cedinho. (verbo — caminhar)

Cedo
Todo dia eu acordo cedo para ir à escola. (advérbio de tempo)
Cedo meu lugar no ônibus a uma mulher grávida. (verbo — ceder)

Leve
Não precisa se preocupar, esse pacote é leve. (adjetivo)
Você quer que eu leve o presente amanhã na escola? (verbo — leve)

Morro
Os alpinistas escalaram o morro. (monte)
Não irei ficar aqui pois morro de medo de aranhas! (verbo — morrer)

Rio
rio que tem na cidade transbordou. (substantivo)
Eu rio bastante com as sua piadas. (verbo — rir)

Ser
ser humano é da espécie Homo sapiens. (substantivo)
Ninguém consegue ser feliz sozinho. (verbo — ser)

 Homônimos homófonos:
Esses possuem a escrita e o significado diferentes e apresentam uma mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual. Vejamos exemplos:

           ● Exemplos:

Acento/Assento
A palavra vovô tem acento circunflexo. (a palavra escrita com "c" trata-se do sinal gráfico nas frases)
Quando cheguei ao teatro não havia mais assento disponível. (a palavra escrita com "ss" refere-se a cadeira, um lugar para sentar)

Cela/Sela
O criminoso passará o resto de sua vida dentro daquela cela. (um pequeno compartimento)
Colocou a sela no cavalo para que pudesse cavalgar. (assento acolchoado que deve ser posto no cavalo antes de montar)

Concerto/Conserto
concerto clássico que fui ontem esteve emocionante. (um espetáculo musical)
conserto do carro ficou muito caro. (reparação de algo danificado)

Sessão/Seção/CessãoVocê quer ir ao cinema comigo ver o filme da sessão das seis horas? (uma reunião ou assembleia)
Você poderia me informar onde fica a seção de número cinquenta? (uma divisão, repartição)
O paciente permitiu a cessão dos seus órgãos para transplante. (cedência de algo)

Trás/Traz
Olhou para trás conferindo se ninguém a seguia. (local posterior)
Não fiquem alarmados, ele traz o pacote amanhã. (conjugação do verbo trazer)

 Homônimos homógrafos:
Esses possuem a fonética e o significado diferentes e apresentam-se com uma mesma grafia. Listamos alguns exemplos:

           ● Exemplos:

Almoço
almoço da vovó estava delicioso. (substantivo — refeição)
Hoje eu não almoço em casa. (verbo — almoçar)

Colher
Eu como com garfo, não com colher. (substantivo — utensílio)
Amanhã bem cedo começarei a colher as frutas. (verbo — colher)

Gosto
Seu gosto para músicas é terrível! (substantivo — preferência)
Eu gosto muito de comer e dormir. (verbo — gostar

Molho
Esse molho barbecue está delicioso! (substantivo — caldo)
Sempre me molho ao lavar louça. (verbo — molhar)

Espero que de alguma forma eu tenha conseguido ajudar e sanar algumas dúvidas que sempre aparecem. 

XoXo

Nenhum comentário:

Postar um comentário