Image Map

Você escreve na categoria pq gosta, ou é pq dá engajamento?

em domingo, 15 de janeiro de 2023 |

 










Episode 1 Walk GIF by RuPaul's Drag Race - Find & Share on GIPHY


Olá, meus  pupilos! Tia He voltou, mas desta vez não venho 

trazendo aquelas dicas valiosas que todos gostam! kkkkk 

Hoje vou compartilhar minhas opiniões impopulares sobre fanfics kkkk 

E minha opinião impopular de hoje é:

 você escreve na categoria por que gosta? Ou por que sabe que dá engajamento?

Sassy Season 12 GIF by RuPaul's Drag Race - Find & Share on GIPHY

Toquei na ferida, né? kkkk Então vamos começar nossa conversa! 

Lembrando que não estou aqui para expor ninguém... pelo menos não diretamente kkkk

Tô brincando kkkk 

Sem mais delongas, vamos para alguns tópicos que eu quero abordar sobre esse tema. 


*-*-*-*-*-*


 Brincadeiras a parte, mas vamos lá! Primeiro de tudo eu quero falar do motivo pelo qual eu estou fazendo esta postagem! Vocês já perceberam que em uma determinada época há um hype de determinadas categorias de fanfics? Assim como vocês já notaram a quantidade de adaptações de outras fanfics para categorias atuais?  

Foi por causa desses questionamentos que eu comecei a perceber algumas coisas, e  criar algumas  teorias da conspiração kkkkkk Então, hoje eu vou compartilha-las com vocês! 



O HYPE DAS CATEGORIAS 

Primeiramente vamos localizar o termo "HYPE", o que ele significa na linguagem informal, a que nós conhecemos. Basicamente "HYPE" é algo que esta na moda,  esta em evidência, de modo que há um grande número de pessoas comentando, utilizando, compartilhando determinada coisa. 

Logo, uma categoria que está tendo um Hype é uma categoria que naquele momento há muitos escrevendo nela, ou pelo menos mencionando ela nas suas histórias.  Vale lembrar que nenhum Hype é eterno, as vezes dura um mês, um ano , enfim... vai depender do assunto. 

Bom, com base na minha experiência no mundo das fanfics e dos blogs, eu vou comentar sobre algumas eras que eu vivenciei, e aposto que você, leitor assíduo, também já deu de cara com alguma delas. 


HYPE DA CATEGORIA JUSTIN BIEBER

Quem era leitor do universo das fanfics nos anos entre 2015 - 2017 sabe e viveu o hype das fanfics do Justin. Era fanfic que não acabava mais. Era literalmente uma Bieber Fever de fanfics, naquela época eu era mais focada nas fanfics do spirit, e todo os dia que eu abria a plataforma minha caixa de mensagem estava repleta de mensagens de autores divulgando suas fanfics, e quando abria o link, era do Justin kkkk

Não posso falar nada, porque eu era belieber na época (como ainda sou kkk alguém do fandon  aí? kk) e tinha fanfic dele. kkkk

Eu me deparava com fanfics do Justin no spirit, no wattpad, no youtube haviam vários trailers de fanfics do Justin, e  nessa época eu também fazia parte de blogs de designer, e como já era de se esperar, de 10 pedidos, 9 eram do Justin. 

Outra coisa que teve seu hype nessa categoria foram as fanfics criminais, quem viveu essa época? 

 FANFIC -> JUSTIN BIEBER -> CRIMINAL 

As três palavras se tornaram sinônimos kkk todo mundo estava escrevendo fanfics criminais do Justin... Por que gostava? Nem sempre! Por que estava na moda e dava engajamento? Com certeza! 

Essa era de hype de fanfics criminais do Justin nos presentearam com fanfics consideradas "monstros" pelo número de leitores e seguidores.

 Quem aqui lembra da elite das fanfics do Justin? 

SOUL REBEL ( rendeu 3 temporadas) - agora foi adaptada para livro

POSSESSIVE ( 1 temporada e 1 extra se não me engano) 

A FILHA DO GANGTER (+2 temporada)

CRIMINAL MINDS 

Enfim, essas eram algumas das fanfics no spirit que bombavam na época. Quem aqui nunca ouviu falar delas? 

Fora que a categoria rendeu vários shippers,  ou quem aqui se esqueceu das "queridinhas" das autoras para par romântico do Justin?

Entre elas estavam: Barbara Palvin; Cara Delevingne; Candice Swanepoel, para ser mais exata, praticamente todas as modelos da Victoria Secret já foram par romântico do Justin em fanfics.

Era um pack que chegava a ser cansativo! 

 Justin Bieber,  Fanfic criminal e modelo da VS para par romântico.  - esses itens juntos com uma boa escrita era um prato cheio para engajamento, pq muitas pessoas buscavam por um desses elementos... e acabava engajando a fanfic. 


Não é querendo dá exposed! Contudo nessa época eu vivia em vários grupos de fanfics e divulgação,  e conheci autores... autores de fanfics do Justin! Alguns deles tinham histórias relativamente famosas dentro da categoria,  mas  eram poser, só escrevia porque sabia que dava engajamento....

Foi aí que eu comecei a desconfiar! Porque até aquele momento, na minha cabeça  as pessoas escreviam na categoria  porque eram beliebers ou pelo menos fãs,  até porque fanfic é isso!  Você escreve na categoria que você é fã, são histórias de fã para fã... mas eu descobri que as coisas não funcionavam bem assim... 

 

O HYPE DA CATEGORIA ONE DIRECTION 

Passando para outra categoria queridinha das autoras! Pelo que me recordo o hype das fanfics do 1D foi na mesma época do Justin. Eu não sou do fandon, mas via muitas fanfics tanto no spirit, quanto no wtt. Além do mais, quem  lembra das pérolas do shipper da nação, LARRY!! Até eu que não era fã lia, porque tinha muita fanfic boa. 

Até hoje as fãs de Larry mantem o shipper ativo, não tanto quanto antigamente, mas  ainda há ... contudo você vê que muitas fanfics famosas que inicialmente eram larry estão sendo adaptadas para outro shipper que caiu nas graças do povo. 



*-*-*-*-*-* 

Saindo do 1D, antes de passar para outras categorias que eu estava mais imersa. Devo fazer uma menção honrosa as fanfics do 5H e as pérolas Camren ( quem aqui já leu e chorou com CC7?) e as fanfics da MAGCON !

Foi na mesma época do hype das categorias já citadas e que também nos rendeu boas histórias. Foi na época da MAGCON que conhecemos nosso brotinho Shawn Mendes. Quem aqui já ouviu falar sobre o shiper Shawn Mendes+Cameron Dallas? Era um shiper que tinha a mesma força de Camren. 


O HYPE DAS CATEGORIAS GEEK

Outra era que todo mundo viveu foi a do hype das categorias geek. Quem aqui já se deparou com fanfic de Naruto, Harry Potter ou Amor Doce. 

PELO AMOOOR !!! 

Dessas categorias que eu citei  eu  era do clubinho de Harry Potter kkkk Então eu vou falar mais dela. Oh categoria para ter shipper inusitado, shippam tudo com todos. 

Além dos shippers que a série já nos indica.. há uma diversidade imensa. Mas os meus preferidos são e sempre serão , Dramione e Drarry. 

Diga-se de passagem, o shipper Drarry foi tão longe que até o Tom (ator que interpreta o Draco) tem conhecimento do shipper e das histórias kkk. Coitado ele ficou chocado!

Eu me recordo que o hype dela começou depois do lançamento do último filme, mas sobrevive até hoje. Lógico, a categoria não tem o mesmo hype que antigamente, mas vc ainda encontra fanfics, principalmente no wattpad. 

Ultimamente eu estou encontrando mais Drarry, shipper polêmico que a meses atrás uma autora sofreu um exposed e um hate extremamente desnecessário. Mas isso é papo para outra conversa. 


*-*-*-*-*

 
O HYPE DO K-POP
 

Chegamos ao ponto que eu queria! O Hype do k-pop nas fanfics. 

Eu comecei a escrever esta postagem em  maio de 2022, então muita coisa mudou neste tempo. Mas uma coisa eu posso afirmar, a febre K-pop ainda está aqui. 
´        
É inegável que o k-pop ganhou proporções astronômicas e a cada geração que se inicia ele parece ficar maior. Eu não sei você, caro leitor, mas eu entrei no K-pop nos anos de ouro da 2º geração, eu era uma YG stan ferrenha, 2NE1 e BIGBANG eram, e ainda são, meus grupos UTT. Mas quando se fala em fanfic a 3º geração é dominante, isso é inegável!

Você pode rodar as principais plataformas de fanfics que você encontrará uma quantidade expressiva de fanfics de grupos de k-pop, e isso se reflete nos blogs de designer. É muito comum ver os layouts tomados por photoshoots de grupos de k-pop. 

Dentre as categorias mais expressivas em histórias temos a elite: BTS, EXO,  GOT7,BLACKPINK, NCT e TWICE. Alguém aí refuta esta afirmação? kkkkk

Mas com certeza a supremacia da supremacia são as fanfics do BTS! Quem aí concorda?   

Dentro desta categoria temos shipper de todos com todos, mas podemos citar alguns como: JIKOOK, VKOOK, NAMJIN. Há vários outros, mas os principais são esses. Observando todas as eras eu arrisco dizer que de longe a categoria BTS é a maior entre fanfics, ficando somente atrás das histórias originais dentro das grandes plataformas! 

Alguém aqui acha que eu estou errada? 

Atualmente muitas "editoras" independentes estão publicando fanfics do BTS, principalmente JIKOOK, em sua grande maioria JIKOOK. Então esta sendo um mercado extremamente lucrativo, até porque os livros, como são de produção independente, tem um preço bem elevado, mas isso não se torna um problema quando se tem um fandon tão assíduo quanto os ARMYS. 

Me recordo de ter visto alguns anúncios de venda de algumas dessas obras,  lembro de comentar com algumas amigas do preço tão elevado dos livros. Se me lembro bem tinha livro que quase beirava os 100 reais. Isso é considerado caro no mercado literário. 

Não é uma crítica, ou talvez seja, mas este nicho se tornou tão grande que muitos autores passaram a escrever nesta categoria, não porque gostam, mas porque da engajamento. Podemos trata-los como poser? Sim! Podemos julga-los? Então...

Se eu fosse a mesma de anos atrás eu com certeza  os chamaria de "aproveitadores" kkk nem sei se essa é a palavra certa para expressar! Mas hoje eu não os julgaria tanto assim.

 Olhando pela visão de autora de fanfics, o que nós queremos é reconhecimento, nós colocamos uma parte nossa nas histórias e é frustrante ninguém ler. Então muitas das vezes esta é a opção de sermos vistos pelos outros. Eu ainda acho problemático? Sim! Mas eu entendo o lado do autor? Sim! 

Cada dia mais você se depara com adaptações de outras categorias para Jikook. São adaptações das adaptações. Lembram quando eu mencionei Larry? Então, muitas fanfics  famosas de Jikook são adaptações de obras Larry ou inspiradas na mesma. 

E assim vai levando, obras antigas são adaptadas para novas categorias, de modo que o autor não perca a relevância.




Mas agora vamos refletir um pouco, será que esta nova geração, me refiro a 4º geração, terá o  engajamento necessário para manter o k-pop no Hype das fanfcs? Na minha opinião, não! 

O meu palpite é que outra categoria comecei a ter HYPE. Eu acho muito difícil, pelo menos no cenário atual, os cantores e bandas ocidentais terem o HYPE de antes. A minha aposta será nas categorias de séries , principalmente as ocidentais. 

Outra categoria que eu acho que consiga ter um Hype são de sub celebridades. Confesso que há dois anos atrás eles tinham um desempenho melhor, mas eu ainda acho que consegue dar um gás. 

Também   coloco minhas apostas nos atletas, principalmente jogadores de futebol. Por causa da copa teve um Buzz em fanfics nos quais os protagonistas são jogadores, principalmente das ligas europeias. Mas se puxarmos, conseguimos encontrar fanfics de antes da copa, ou seja, é um nicho que estava ali por muito tempo, só teve uma evidência maior por conta da copa. Principalmente imagines e as famosas S/N. 

Antes de finalizar esta postagem, quem aqui leu fanfics do shipper da copa,  2SON? kkk foram cada pérolas que sugiram em  um único mês. kkkkk



Então é isso pessoal kkk hablei o que eu queria hablar kkkkkkkk

Beijos e até a próxima! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário